Notícias

SP antecipa universalização do saneamento para 2029

Navegue por tópicos

Compartilhar

A secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística de São Paulo, Natália Resende, afirmou durante o Fórum Esfera que o Estado está revisando contratos da Sabesp e antecipou a universalização do saneamento básico para 2029, quatro anos antes do prazo federal de 2033 . A iniciativa envolve mais de 218 municípios divididos em blocos por bacias hidrográficas, o que viabiliza fiscalmente a atração de investidores privados nas regiões não cobertas pela Sabesp.

Espera-se que a inclusão dessas áreas resulte em uma redução de 54% na carga orgânica lançada no rio Tietê, um ganho significativo para a saúde pública e estratégia climática do Estado. O programa “UniversalizaSP” contará com um investimento estimado de R$ 20 bilhões em capital apenas para as concessões, além de aporte previsto de R$ 69 bilhões até 2029 para o atendimento dos municípios incluídos no contrato com a Sabesp .

Além da água e do esgoto, o projeto abrange políticas integradas de drenagem urbana e gestão de resíduos sólidos, com modelo econômico que prevê aportes estatais caso o Valor Presente Líquido (VPL) seja negativo, garantindo segurança jurídica para investidores .

Natália Resende reforçou que o saneamento deve ser tratado como política de Estado, com planejamento de longo prazo, transparência e controle social para garantir a durabilidade dos resultados.

Fonte: CNN Brasil – 06/06/2025

 

Quer entender como políticas públicas bem estruturadas podem acelerar a universalização do saneamento e beneficiar milhões de pessoas? Continue acompanhando nossos conteúdos aqui no blog!

Compartilhe este conteúdo