Notícias

Número de cidades com saneamento privatizado cresce 500% em cinco anos

Navegue por tópicos

Compartilhar

O número de municípios brasileiros que delegaram seus serviços de água e esgoto ao setor privado passou de 219 em 2019 para 1.793 até junho de 2025 — um aumento de 516% em apenas cinco anos. Essa expansão foi viabilizada por 59 leilões realizados em 20 estados, resultando em R$ 178 bilhões em investimentos previstos para os próximos anos.

Atualmente, um terço dos municípios do país conta com gestão privada nos serviços de saneamento básico — um marco importante após a entrada em vigor do Novo Marco Legal do Saneamento, que incentiva concessões e parcerias público-privadas.

Embora as concessões representem a maioria das operações (85% do total), as privatizações completas — transferência definitiva da gestão pública para o setor privado — ainda são raras, correspondendo a apenas 3% dos casos.

Fonte: VEJA – 05/08/2025

Continue acompanhando o blog da Corr Plastik e saiba como estamos conectados aos avanços do saneamento no Brasil!

Compartilhe este conteúdo