Segundo levantamento inédito divulgado pelo IBGE, 30% dos municípios brasileiros (cerca de 1.700 cidades) não possuem nenhum tipo de sistema de drenagem urbana para escoamento da água da chuva. Nas regiões Norte e Nordeste, o problema é ainda mais crítico. A ausência dessa infraestrutura compromete a gestão de enchentes, favorece deslizamentos, contaminação de água e prejuízos à saúde pública e ao patrimônio.
Mesmo entre os municípios que possuem algum tipo de drenagem, muitos enfrentam sistemas obsoletos, mal dimensionados ou mal conservados. O levantamento mostra também que apenas 53% das cidades têm galerias pluviais e que os planos de manejo de águas pluviais são inexistentes em grande parte do país.
A falta de planejamento urbano integrado e de investimentos em infraestrutura básica está entre os principais motivos para essa carência. A situação se agrava com as mudanças climáticas, que tornam os eventos extremos mais frequentes, e evidenciam a urgência de políticas públicas voltadas à drenagem e resiliência urbana.
Fonte: G1
Acompanhe nosso blog e fique por dentro de mais conteúdos como este!